sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sobrevivente da pólio é herói em sua comunidade


 
 

Harold Wochholz em uma de suas palestras. Foto cedida por Harold Wochholz
Harold Wochholz sabe o que significa lutar contra a pólio. Paralisado pela doença aos 24 anos, o engenheiro aposentado de Phoenix, Arizona, locomove-se com a ajuda de uma cadeira de rodas e dá palestras sobre a doença a crianças, explicando-lhes como podem ajudar a erradicá-la. 
Wochholz, associado do Rotary Club de Sun Lakes e presidente da Subcomissão Pólio Plus do Distrito 5510, trabalhou com as escolas públicas da região de Chandler, Arizona, para que o Pólio Plus fosse o único destino dos fundos arrecadados pelas 43 escolas da área em 2010-11. Ele ensinou os representantes do conselho estudantil sobre o programa, e cerca de 400 alunos ajudaram na arrecadação de fundos, usando caixas de coleta do Pólio Plus e fazendo apresentações em salas de aula sobre a importância da erradicação da doença. A iniciativa arrecadou mais de US$23.000 em apoio ao Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary.   

Apresentações sobre a pólio

De 2008 a 2010, Wochholz arrecadou US$18.000 ao Pólio Plus através de palestras sobre a pólio em escolas.  
Ele também fez apresentações sobre o Pólio Plus a mais de 20 Rotary Clubs em seu distrito e os ajudou a obter caixas para coleta de doações, pôsteres e outros materiais. Seu clube também tem contribuído através de jantares beneficentes, captação de fundos em reuniões de clube e concessão do título de Companheiro Paul Harris para gerar apoio à causa. 
No ano passado, o canal de TV NBC reconheceu Wochholz como um herói local por sua determinação em livrar o mundo da paralisia infantil, apesar de suas grandes limitações físicas. 
“A síndrome pós-pólio é uma realidade para mim e minha família", ele explica. "Nos últimos dez anos, tive que passar de muletas para uma cadeira de rodas devido à constante fraqueza muscular." No ano passado, ambos os seus ombros foram substituídos por próteses de titânio e metade de sua perna esquerda precisou ser amputada. 
Para Wochholz, a erradicação da paralisia infantil é imprescindível. "Embora as crianças dos Estados Unidos sejam vacinadas periodicamente contra a pólio, isto não acontece em todos os países", ele enfatiza. 
“A pólio continuará a se espalhar a menos que consigamos vacinar todas as crianças do mundo", ele acrescenta. 
O Rotary Club Juazeiro do Norte - Padre Cícero já definiu os companheiros para Presidente dos seguintes anos rotarios são eles:

 
Joaquim Pereira Muniz Barros 
Ano Rotario 2012/2013


 Eduardo Ramalho Teixeira
Ano Rotario 2013/2014


  Francisco Roberto Ricarte
Ano Rotario 2014/2015

A comissão organizadora da 61ª Conferência Distrital disponibilizou a programação completa do evento que será realizado no período de 17/05 a 19/05/2012.